FUNDOS MULTIMERCADO | Tudo sobre fundos de investimento multimercado

Hoje nos vamos falar sobre fundos multimercado e explicar um pouco mais as características sobre essa modalidade de fundos que muitos tem dificuldade de entender exatamente o que faz!

Se você acompanhou os vídeos que soltei sobre as outras classes de fundos de investimento, provavelmente reparou que a classe do fundo diz respeito ao tipo de ativo que ele pode operar e no nome, muitas vezes, está também o tipo de risco que o fundo pode correr. 

Por exemplo, fundos de ação precisam ter 67% do seu patrimônio investido em ações. Fundos de renda fixa precisam estar com 80% do seu PL em ativos de renda fixa e por aí vai.

Já os fundos multimercados possuem políticas de investimento que envolvem vários fatores de risco diferentes e não tem nenhum compromisso para concentrar em nenhum desses fatores, ou seja, em nenhuma classe de ativo específica.

Isso significa que o gestor tem uma enorme liberdade para alocar onde ele achar mais conveniente de acordo com cada momento e cada situação de mercado. Pode aumentar sua exposição em renda fixa, tesouro, índices de preço (inflação), taxas de juros, câmbio, dívida externa e ações, o que não pode ser feito em outra classe de fundo.

Se o gestor acredita que é um bom momento para investir no mercado de ações, ele pode alocar parcela relevante do PL em ações. 

Se o mercado de ações não está com um futuro promissor na visão do gestor, ele pode apostar contra ou simplesmente aumentar muito a posição de renda fixa ou cambio, por exemplo.

Isso é algo que não pode ser feito em um fundo de ação, já que sempre é necessário ter pelo menos 67% do patrimônio alocado em ações, independente do cenário.

É justamente por essa flexibilidade que o gestor tem para tomar decisões, que vamos encontrar os mais diferentes tipos de fundos multimercados. Podemos encontrar fundos que são tão seguros quanto a renda fixa, devido à estratégia mais conservadora do gestor, e podemos encontrar fundos mais arriscados que fundos de ação, se o gestor adotar estratégias mais agressivas.

Categorias de Fundos Multimercado

Os fundos multimercado possuem 3 categorias distintas e dentro dessas categorias temos algumas subcategorias.

  • Alocação
  • Estratégia
  • Investimentos no Exterior

A primeira categoria diz respeito a alocação, que pode ser um fundo balanceado ou dinâmico. O fundo balanceado é aquele que não permite alavancagem, tem uma alocação pré-definida em cada classe de ativos e especifica sua política de rebalanceamento. Já o fundo dinâmico permite alavancagem, mas não se compromete a manter um determinado mix de ativos, deixando o gestor mais flexível de acordo com as condições de mercado.

A segunda categoria é a estratégia, que se divide em macro, trading, long and short direcional ou neutro, juros e moedas e livre.

Os fundos macro possuem estratégia de investimento baseada em cenários macroeconômicos de médio e longo prazo, enquanto os fundos de trading buscam oportunidades e movimentos de curto prazo.

Já os fundos long and short possuem posições compradas e vendidas ao mesmo tempo para tentar ganhar com o diferencial de rentabilidade entre as duas posições.

Fundos de juros e moedas não se expõem em renda variável, mas investem em renda fixa para ganhar na marcação a mercado. 

Os fundos livres não tem nenhuma obrigação de seguir uma estratégia e pode adotar qualquer atuação que o gestor decidir.

A terceira categoria é a de fundos no exterior e não tem uma subcategoria. O risco é justamente o de investir em ativos no exterior.

Todas essas informações estão disponíveis nos documentos oficiais do fundo e são públicas, então verifique qual é a categoria do fundo antes de investir!

Beleza?

Vou ficando por aqui, meu nome é Henrique Stuart e até a próxima!

Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s