QUEDA DA BOLSA DE VALORES | Bolsa caindo – PIORES quedas das ações!

É galera, situação não está fácil… estamos passando pela mais rápida crise que já vivenciamos. Foram 6 circuit breakers em menos de 10 dias de negociação e várias ações já caíram mais de 50% só nos últimos 30 dias com toda essa questão de corona vírus e tudo mais.

E a situação é muito delicada, pois temos que achar um equilíbrio entre proteção à saúde da população e sobrevivência dos negócios locais. Fato é que para conter o vírus, precisamos ficar de quarentena em casa e isso reduz drasticamente o consumo nas empresas da bolsa, mas o grande problema está, na minha opinião, nos pequenos negócios locais.

Empresas da bolsa tem condições ótimas de financiamento, tem robustez e solidez para sobreviver em momentos como este. O grande risco está nas padarias, bares restaurantes e supermercados de bairro, entre outros negócios, que não tem essas mesmas condições e não tem caixa suficiente para conseguir honrar com seus compromissos durante um mês.

Não é nada simples ficar sem receita por um mês ou mais e ter que arcar com os custos fixos e despesas. Por isso, se você puder ajudar, nestes próximos dias, vá em estabelecimentos locais para consumir suas necessidades. O Mc Donald’s, o Starbucks, o Carrefour, o Pão de Açúcar e todos esses big players não vão quebrar. O pequeno empresário, por sua vez, corre riscos. E, com esses pequenos negócios sofrendo, é aumento de desemprego e todas as consequências negativas que podem vir na economia.

Mas falando de empresas na bolsa, quais foram as maiores quedas que aconteceram nos últimos 30 dias, considerando o fechamento de 18/03/2020?

4ª pior queda: IRBR3, -80,08%

A quarta maior queda das ações que estão no índice da bolsa, o Ibovespa, foi IRB, negociada com o ticker de negociação IRBR3.

Para quem não sabe, IRB vem passando por uma novela ao longo dos últimos meses, desde o início de fevereiro, quando a gestora Squadra divulgou uma carta aos cotistas justificando os motivos pelos quais ela estaria com uma posição vendida nas ações de IRB. 

Basicamente, ela dizia que não tinha certeza dos números do balanço de IRB, que eram muito diferentes de empresas semelhantes ao redor do mundo, e as ações começaram a cair a partir daí.

A empresa se posicionou justificando os números, a Squadra retrucou e são tantos detalhes contábeis tão técnicos que eu nem sei mais o que está acontecendo e quem está certo ou errado.

Com a queda das ações, foi divulgado que o Warren Buffett teria aumentado sua posição na empresa, comprando 3 vezes mais ações que tinha anteriormente e as ações subiram 9%. A diretoria da empresa foi perguntada sobre este fato e eles confirmaram o investimento por parte do Buffett.

Não precisou passar muito tempo e o Buffett emitiu uma carta dizendo que não aumentou a posição em IRB, nunca teve ações da empresa e nem pretendia ter.

A confiança foi por água abaixo e as ações continuaram caindo em queda livre, juntando com o drama do coronavírus, totalizando uma queda de 80,08% no fechamento de 18/03/2020. 

Os diretores que mentiram já não estão mais na companhia e a empresa afirma que seus números estão corretos e ainda contratou outra auditoria para validar também. Seguimos acompanhando a novela.

3ª pior queda: CVCB3, -80,17%

Em terceiro lugar da lista, com a terceira maior queda está a famosa CVC, negociada por CVCB3.

A CVC é um caso complicado, já que existem vários efeitos não recorrentes seguidos que vem prejudicando a companhia.

Primeiro, tivemos a quebra da Avianca, que acarretou diversos custos para a CVC, com o remanejamento dos assentos. Além disso, com a redução da oferta, o preço das passagens subiu.

Depois tivemos a mancha de olho no Nordeste, que reduziu a demanda por viagens a lazer e consequentemente prejudicou a receita da CVC. Tivemos também a crise na Argentina, a alta do dólar e, por último, o coronavírus, que fez com que as pessoas viajassem menos.

A CVC está passando por uma situação delicada operacionalmente e já acumula quedas de 80,17%, apenas nos últimos 30 dias. Se consideramos a máxima de 64,75 em 31/01/2020, já acumula queda de 89,9%.

2ª pior queda: AZUL4, -82,03%

Em segundo lugar da lista, acumulando uma queda de 82,03% estão as ações da Azul (AZUL4).

Não era de se esperar nenhuma reação diferente com relação às ações da empresa, já que vários voos estão sendo cancelados, seja por determinações do governo, seja por falta de demanda, já que as pessoas não estão saindo de casa e estão evitando lugares movimentados.

De acordo com um relatório da XP, “A Azul também havia anunciado ontem (16/03) que reduzirá o ASK (oferta total) consolidado em 20-25% em março e em 35-50% em abril e além até que a situação se normalize, ao passo que suspenderá todos os vôos internacionais, exceto os que partem de Campinas. A empresa também adotará medidas adicionais para reduzir custos fixos, como (i) reduzir o salário dos membros da equipe executiva em 25%, (ii) implementar um programa de licença voluntária não remunerada (com mais de 600 solicitações aprovadas até o momento), (iii) estacionamento de aeronaves, e (iv) suspensão de entregas de novas aeronaves.”

1ª Pior queda: GOLL4, -84,61%

Perto da Azul, em primeiro lugar da lista, está a Gol, negociada por GOLL4. Também de acordo com o mesmo relatório da XP, “a Gol anunciou ontem (16/03) que reduzirá sua oferta total (ASK) entre 60-70% até meados de junho, com uma redução de 50-60% no mercado interno e uma redução de 90-95% no mercado internacional.”

No curto prazo, qualquer medida para cortar custos que afetam o caixa é válida, tanto para essas empresas mencionada, quanto para qualquer outra. Além disso, deve-se monitar a capacidade das empresas de continuar honrando seus pagamentos, analisando sua liquidez corrente.

A dúvida que fica é se todas as quedas das ações nos últimos meses são justificadas por quedas proporcionais em seus fundamentos ou se o mercado exagerou em precificar esses problemas, dado todo o pânico que está se espalhando na economia.

Deixo essa reflexão com você!

Meu nome é Henrique Stuart e eu vou ficando por aqui!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s