Bolsa caindo, o que fazer? | GOLL4, AZUL4 | Quais ações comprar?

Hoje eu vou responder perguntas que me fizeram lá no Instagram sobre a crise que estamos vivendo, sobre como agir em momentos como esse e o que fazer com algumas empresas!

A primeira pergunta é:

“Meus investimentos na bolsa desvalorizaram muito com a crise do coronavírus, o que fazer?”

Primeiro de tudo, em momentos como esse, o correto é não desesperar. O que qualquer um deveria ter feito era ter estabelecido uma estratégia para seus investimentos. Quanto de risco você quer correr, quantos % de cada classe de ativo ter na carteira, qual a parcela de caixa e por aí vai.

Se você fez isso, faça o rebalanceamento da sua carteira buscando ter o percentual ideal em cada ativo. Em momentos como esse, seguir a estratégia definida é o melhor a se fazer.

Se você estava inicialmente com o % ideal em ações e renda fixa, provavelmente você agora tem mais renda fixa que o ideal e menos bolsa que o ideal, já que a bolsa despencou. Nada mais justo que você vender renda fixa e alocar em bolsa para rebalancear e comprar em baixa.

Eu acho que tem um detalhe importante para falar que vejo poucos comentando. O que mais vejo por aí são pessoas falando que “Caiu, comprou!” Falam isso como se os fundamentos continuassem os mesmos, quando, na verdade, não é bem assim. Todas as empresas vão ser, de alguma forma e magnitude, afetadas pelo coronavírus e as consequências causadas por ele.

Vejo algumas pessoas falando por aí que empresas, como a RaiaDrogasil, não serão afetadas pelo coronavírus, já que a demanda por remédios e álcool gel vai aumentar e por isso as ações não deveriam cair.

A princípio essa interpretação pode parecer correta, mas fazendo uma análise mais aprofundada, vemos que o problema não está na demanda e sim na oferta. Ao olhar a cadeia de suprimentos de remédios, vemos que cerca de 40% dos insumos e matéria prima utilizados para produzir remédios vem lá da China, que ficou parada por quase 2 meses.

Que todas empresas serão de fato impactadas em seus fundamentos, não tenho dúvidas. A dúvida é se a queda no preço das ações é justificada por quedas proporcionais nos fundamentos de longo prazo ou se houve algum exagero causado pelo pânico dos investidores.

A segunda pergunta é:

“Comprar empresas aéreas?”

A aéreas foram de fato as que mais caíram e não é atoa, as pessoas estão simplesmente deixando de viajar, seja por fronteiras fechadas, seja por estarem evitando aglomeração de pessoas em lugares fechados.

Pelo menos no curto prazo, essas empresas vão sofrer muito com queda de receitas e lucros. O impacto vai ser realmente enorme, mas cabe a você avaliar se está barato ou se os fundamentos deterioraram na mesma proporção.

Sobre os resultados, não sabemos qual será exatamente o impacto, mas o que sabemos é que as cotações da GOL e da AZUL já caíram mais de 80% em 30 dias!

A terceira pergunta é:

“Como escolher o que comprar neste momento de baixa?”

Vou te dar duas respostas para sua pergunta!

A primeira delas é que os fundamentos de todas as empresas vão sofrer no curto prazo, só que, em vários casos, as cotações sofreram muito mais do que deveria ter sofrido.

A saída então é procurar quais empresas tiveram uma discrepância muito grande entre preço e valor e aportar nelas.

A segunda resposta é parecida com a resposta da primeira pergunta: apenas rebalancear sua carteira. Inicialmente você tinha uma diversificação ideal, com quais empresas você gostaria de ter e com quantos % em cada uma. 

Então continua seguindo seu plano e investe naquelas empresas que caíram mais e agora tem uma porcentagem menor que o que você deseja.

Eu vou ficando por aqui, meu nome é Henrique Suart e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s