Itaúsa (ITSA4/ITSA3) ou Itaú (ITUB4/ITUB3) | ITUB ou ITSA?

Você já se perguntou se você deveria investir em Itaú ou Itaúsa? Sabe qual a diferença entre cada uma delas? É sobre isso que vamos falar hoje!

Por mais que elas sejam bem parecidas, existem alguns pontos que as diferem. Muitas pessoas inclusive falam que é possível comprar Itaú com desconto quando compramos ações de Itaúsa, mas será que é assim mesmo?

Primeiro de tudo, vamos diferenciar as duas empresas!

Itaú Unibanco (ITUB3/ITUB4)

Itaú Unibanco é o que todo mundo conhece. É o maior banco privado da américa latina, tem milhões de clientes e por aí vai. Ele é negociado em bolsa com o ticker de negociação ITUB3 ou ITUB4, de acordo com sua ação ser ordinária ou preferencial. Querendo ou não, ele é uma holding que possui várias empresas financeiras na sua carteira, como sua Corretora, seguradora, a XP, Porto Seguro, e por ai vai.

Itaúsa (ITSA3/ITSA4)

Já a Itaúsa é uma holding, ou seja, uma empresa que investe em várias empresas, a maioria delas não é financeira, mas entre elas está o Itaú. Além do Itaú, a Itaúsa possui, em seu portfólio de empresas investidas, a Alpargatas (dona da Havaianas, Mizuno, Osklen), a NTS, a Duratex a a Itaútec.

Desconto de Holding

A Itaúsa possui o que nós chamamos de desconto de holding, que significa basicamente o seguinte: 

Se pegarmos a participação da Itaúsa nas empresas, olharmos qual é o valor de mercado dessa participação e somarmos esse valor de mercado de todas as participações, tecnicamente deveríamos chegar no valor de mercado da Itaúsa. 

Só que o valor de mercado de Itaúsa sempre foi cerca de 18% a 25% menor que o valor de mercado dessa “soma das partes” e é exatamente isso que chamamos de ser negociada com desconto.

Acontece que não é simplesmente um desconto. 

Por que holdings são negociadas com desconto?

  • Risco maior devido à segunda camada de administração
  • Risco de alocação de capital
  • Despesas da holding

Explico cada um abaixo:

O grande motivo de existir esse tal desconto é a existência de uma segunda camada de administração na Itaúsa. Isto é, depois de tudo que acontece no Itaú, ainda vão existir outros funcionários, diretores e presidentes para tomarem decisões na Itaúsa. Isso aumenta o risco e isso é precificado nas cotações.

Quando você investe em Itaú e os dividendos são distribuídos, eles caem na sua conta. Quando você investe em Itaúsa, os dividendos do Itaú vão pra holding, que pode não distribuir e resolver alocar em outros investimentos, que por sua vez podem dar errado.

O segundo ponto são as despesas que a Itaúsa tem, que as investidas não têm. De todo valor adicionado pela Itaúsa, apenas cerca de 80% fica com os sócios. Esses 80% são justamente o valor proporcional que Itaúsa tem em relação a soma das partes investidas. Os outros 20% são justamente despesas com pessoal, com terceiros e com o governo.

Quantos % a Itaúsa tem do Itaú?

Vale falar também que Itaúsa tem 37,5% das ações do Itaú, mas os resultados do Itaú representam 95% dos resultados de Itaúsa. Por isso, mesmo Itaúsa investindo em algumas outras empresas, os resultados que fato determinam o sucesso de Itaúsa são os resultados do Itaú.

Dividend Yield da Itaúsa em 2019

Outro ponto interessante de Itaúsa é que a empresa sempre apresentou bons dividend yields e nos últimos anos vem apresentando payouts bem elevados. Para vocês terem ideia, o dividend yield de 2019 foi de 8,5%, cerca de 2 vezes o valor do CDI.

Nada disso deve ser visto como recomendação de investimento, até porque não comentamos hora nenhuma a respeito de preço. Este é apenas um conteúdo educativo para te auxiliar a tomar melhores decisões.

Espero que tenha te ajudado!

Eu sou o Henrique Stuart e eu vou ficando por aqui!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s