RESERVA DE EMERGÊNCIA | Onde Investir com a Selic Baixa?

A taxa Selic está na mínima histórica, o tesouro Selic não rende mais o que rendia alguns atrás, os CDBs e fundos DI também não, então o que eu devo fazer com minha reserva de emergência? Onde devo colocar?

Vou começar te fazendo uma pergunta:

O que aconteceria com sua vida, suas finanças se por acaso você fosse demitido? De onde sairia o dinheiro para te sustentar se estivesse tudo em ações e elas tivessem caído 20% no ultimo mês?

E se você tiver o orçamento apertado e de repente algo inesperado aconteceu, bateu o carro, precisou pagar um tratamento médico e nada disso estava nos planos? Qual seria a solução?

Na nossa vida acontecem diversas situações inesperadas, imprevisíveis, que não sabemos quando vão acontecer. Única coisa que sabemos é que elas vão acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Então em vez de esperar a emergência aparecer e a gente se embolar todo tentando sair daquela situação, o que podemos fazer é ficarmos preparados para essas situações e termos um dinheiro separado para caso qualquer situação não prevista aconteça.

Quando não estamos preparados para uma batida de carro, por exemplo, e não temos o dinheiro para pagar o seguro, de duas, uma: ou ficaremos um tempo sem o carro, ou vamos ter que pegar um empréstimo para resolver, e empréstimos nesses casos quase nunca são vantajosos.

Por isso, caso a gente tivesse preparado para isso, com uma reserva de emergência bem organizada, resolveríamos o problema rapidamente sem entrar em dívidas.

Se você fosse demitido, você sobreviveria alguns meses sem renda, mantendo o mesmo padrão de vida, pois sua reserva de emergência é capaz de te sustentar até você se reestabelecer profissionalmente.

Como criar a reserva de emergência?

Precisamos de duas características: liquidez e segurança. Explico esses dois pilares neste vídeo aqui, mas vou passar brevemente por cada um deles, caso você não conheça.

Liquidez alta é você conseguir ter acesso ao dinheiro na hora que você precisa e solicita o resgate. Segurança é você não correr o risco de resgatar menos que você investiu ou até mesmo de não conseguir resgatar.

Normalmente vai ser muito difícil conseguir uma alta rentabilidade considerando um investimento de alta liquidez e baixo risco. Por isso, nosso foco na reserva de emergência não pode ser a rentabilidade. Temos que buscar realmente liquidez e segurança.

Então mesmo com a Selic no patamar que ela se encontra hoje, o Tesouro Selic ainda sim é uma das melhores opções pra reserva de emergência. Outras opções podem ser também um cdb de liquidez diária que renda perto de 100% do cdi, deixar na nuconta ou até mesmo em algum fundo DI que renda próximo de 100% do cdi também.

Mas quanto eu tenho que investir na minha reserva de emergência?

Isso varia bastante, depende do nível de segurança da sua profissão. Se você for um funcionário público que tenha uma segurança maior, deixa 3 meses do seu custo de vida ali investido em alguma dessas opções que eu falei.

Se for um empregado de alguma empresa, talvez uns 6 meses do custo de vida seja interessante e se for empreendedor ou autônomo, como o risco é maior, salário muito variável ao longo do ano, deixaa 12 meses para ter um conforto maior.

E por que eu falei aqui tantas vezes o custo de vida e não o salario?

Porque o principio básico que devemos seguir é o de nos pagar primeiro. Em vez de gastar e ver o que sobra para investir, devemos receber o salário, investir o % que julgamos ideal e possível na nossa realidade.

Se deixar pra investir o que sobrar, não vai sobrar nada. Por isso que você deve primeiro investir e viver com o que sobra. O seu salário nunca pode ser do tamanho do seu custo de vida, se for, você nunca enriquecerá.

Então lembra, veja quanto é o seu custo de vida, multiplica por 3 a 12 vezes, dependendo da sua realidade, coloca em um título de baixo risco e alta liquidez, como o tesouro Selic, nuconta, fundo di e só depois começa a investir para o longo prazo em ações e fiis. Nunca coloque sua reserva em fiis, jamais, Fechou?

Se tiver interesse neste tipo de conteúdo, se inscreve no canal no Youtube, que toda semana tem vídeo novo e ativa as notificações para ficar sabendo quando eu postar!

Eu sou o Henrique Stuart, vou ficando por aqui e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s