5 indicadores fundamentalistas para ajudar nos seus investimentos

Existem duas maneiras para analisar as ações de uma empresa, a análise técnica (ou gráfica) e a análise fundamentalista.

A primeira é focada para investimentos de curto prazo, mas a que iremos tratar neste artigo é a segunda que é focada para investimentos de longo prazo e a mais utilizada pelos grandes investidores da bolsa de valores.

Esta análise, nada mais é do que um estudo de uma empresa através do cenário econômico, setorial e de indicadores financeiros. 

Esses indicadores são de extrema importância para a tomada de decisão do investidor, pois com ele que é possível identificar a situação financeira de uma empresa e compará-la com os respectivos concorrentes. (Em nossa página do Instagram, @hs.investimentos , estamos com publicações semanais sobre indicadores financeiros, basta clicar aqui para acompanhar.)

Indicadores Financeiros

São eles:

  • P/VPA – Preço/ Valor Patrimonial por Ação
  • LPA – Lucro por Ação
  • P/L – Preço/Lucro
  • ROE – Return on Equity
  • Dividend Yield

P/VPA

Este é o indicador que informa ao mercado se a ação está sendo negociada acima ou abaixo do valor patrimonial da empresa ou abaixo. Na fórmula, “P” é o preço da ação negociada e “VPA” é o valor patrimonial por ação (que é calculado pela fórmula “patrimônio líquido / Número de ações no mercado”). 

O resultado dessa divisão indica se o mercado está negociando a ação acima ou abaixo do que os sócios investiram na empresa. 

Em exemplos práticos, suponhamos que o “P” de uma empresa seja 50 e o “VPA”, 30, basta inserir na formula: 50/30 = 1,66. Isto significa que a ação está sendo negociada por um preço maior do que seu patrimônio.

Agora suponhamos que o “P” é 30 e o “VPA” é 50, então 30/50 = 0,6 o que significa que a ação está sendo negociada a 40% abaixo de seu patrimônio.

LPA

É, como diz o nome, o lucro por ação. É obtido pela divisão do lucro líquido da empresa pela quantidade de ações no mercado, indicando assim se é uma empresa lucrativa ou não. É um importante indicador para saber a lucratividade por ação da empresa.

Porém, se observado separadamente dos outros indicadores pode ser uma armadilha ao investidor, então a recomendação é analisar esse indicador em diversos períodos conhecendo o contexto em que a empresa se situa.

P/L – Preço/Lucro

Este é um dos indicadores mais utilizados entre os investidores. O “Preço / Lucro por ação” representa o quanto o investidor está disposto a pagar pela a ação. Um P/L de 5 indica que a ação está sendo negociada 5 vezes o lucro divulgado por essa empresa.

Considerando que o lucro fique constante, o resultado do P/L indica quanto tempo o investidor dobraria seu capital apenas com os lucros do negócio. Para um exemplo prático usaremos um P de 5 e um L de 1, se o lucro dessa empresa continuar 1 por 5 anos, após esse período o investimento teria dobrado de valor.

ROE

Do inglês “Return on equity”, ou do português “Retorno sobre patrimônio líquido” mensura a rentabilidade que a empresa pode gerar a seus acionistas. É calculado pela formula: 

Lucro líquido / Patrimônio líquido

Este indicador representa o quanto de lucro a empresa conseguiu gerar para cada real que os sócios investiram na empresa.

Dividend Yield (DY)

É a relação entre os proventos pagos aos acionistas e a cotação das ações da mesma. Este indicador é calculado pelo valor dos proventos recebidos (normalmente, usa-se o período de um ano para realizar esse cálculo) dividido pelo valor da cotação da ação. 

Então, ele traz a informação de quanto retornou aos seus acionistas (em proventos) em relação ao preço pago.

Suponhamos que uma empresa pagou em proventos 3 reais por ação em um ano e seu valor está cotado a 30 reais, isso significa que o dividend yield dessa empresa é de 10% (3 / 30 = 0,1 ou 10%).

É muito interessante relacionar esse indicador com o payout da empresa (quantidade de lucro que é distribuída aos investidores, pois, se for analisado em um curto período de tempo, quanto maior o preço de cada ação menor será o DY, podendo assim ser interpretado de uma maneira equivocada.

É necessário reforçar que nenhum indicador financeiro deve ser analisado isoladamente, pois pode trazer informações distorcidas do contexto atual da empresa.

Bônus: 

Em nosso canal do youtube estamos com uma playlist apenas sobre os indicadores financeiros, se você quiser se aprofundar sobre o tema e acompanhar nosso trabalho clique aqui para ser redirecionado à playlist de vídeos.

Bons investimentos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s