Por quê você NÃO deveria investir na poupança?

Fala, galera! Tudo bem com vocês?

Historicamente, nós sabemos que o brasileiro sempre colocou seu patrimônio na poupança, mas… essa nunca foi e nunca será a melhor opção para “investir” nosso suado dinheiro. Então por que o brasileiro continua colocando seus recursos lá? 

Por quê a poupança não é um bom investimento?

Nesse texto vamos entender alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem na poupança e os motivos pelos quais você NÃO deveria, em hipótese alguma, deixar seu dinheiro lá!

Então vamos lá!

Poupança não tem liquidez!

O primeiro motivo que torna a poupança um mal negócio é a falsa liquidez. Para quem não sabe, liquidez é a velocidade que você consegue transformar qualquer bem em dinheiro. 

Na poupança, teoricamente você pede resgate e o dinheiro cai na conta na hora. O que muita gente não enxerga é que você só terá a liquidez adequada no dia do aniversário do seu aporte. 

Se você investir 500 reais, você só vai receber os juros sobre esse valor 30 dias após o dia do investimento. Isso significa que se você resgatar o dinheiro antes do trigésimo dia, você vai perder os juros do período e vai receber apenas os 500 reais.

Além de não receber nenhum juros daquele mês, você ainda vai perder dinheiro para a inflação, que corroerá seu patrimônio. Em outros títulos de renda fixa com liquidez diária, independente do prazo resgatado você receberá os juros daquele período.

Poupança não rende nada!

O segundo motivo para não “investir” na poupança é que a rentabilidade também deixa a desejar. Hoje que a taxa básica de juros está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa Selic. Isso levou a poupança a render apenas 0,84% acima da inflação em 2018.

Nós temos a opção de investir no Tesouro Selic por exemplo, que rende mais que a poupança e é mais seguro, uma vez que é garantido pelo Tesouro Nacional.

Agora me conta uma conta coisa: se temos uma opção mais segura e que rende mais, POR QUE ALGUÉM DEIXARIA O DINHEIRO NA POUPANÇA?

Por quê as pessoas investem na poupança?

A teoria das finanças comportamentais diz que nem sempre as pessoas são racionais e não tomam todas as decisões baseadas na razão. Existem algumas situações que utilizamos alguns atalhos mentais para simplificar e agilizar nossas decisões. Eles de fato nos ajudam muito na maioria dos casos, mas existem algumas poucas exceções que eles nos levam a alguns erros, que chamamos de vieses cognitivos e muitas vezes já são previsíveis.

 Investir na poupança é um viés cognitivo!

O fato é que investir na poupança é um desses erros que somos levados a cometer. Quando vemos todo mundo colocando dinheiro lá, tendemos achar que é mais seguro e pensamos que é a melhor opção, afinal, todo mundo coloca dinheiro lá. Além disso, ficamos no automático fazendo a mesma coisa historicamente, para não sair da zona de conforto e por não saber outra alternativa.

Mas, como eu já disse, ela nunca foi nem vai ser a melhor opção. O tesouro Selic é mais seguro e rende mais que a tão famosa poupança. Se você não conhece esse investimento precisa conhecer! Basta ler esse texto aqui!

Então é isso pessoal, se você ainda tem dinheiro na poupança, me conta aqui nos comentários o porquê. Se você conhece alguém que PRECISA começar a investir melhor, compartilhe esse texto com essa pessoa. Vamos ajudar e libertar todos os brasileiros desse maldito investimento que só enriquece os bancos.

Meu nome é Henrique Stuart e esse é o HS Investimentos.

Bons Investimentos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s