Passo a passo de como investir no Tesouro Prefixado

Sem dúvidas, quando qualquer pessoa começa a pesquisar e estudar sobre investimentos, com o o intuito de sair da poupança, o primeiro tipo de investimento que ela descobre são os títulos do Tesouro Direto.

Os títulos do tesouro direto são muito interessantes pelo fato de possuirem diferentes características de rentabilidade, de liquidez e de risco. Existem três grande grupos de títulos no tesouro. São eles: Tesouro Prefixado, antigamente chamado de Letra do Tesouro Nacional – LTN, Tesouro Selic, antiga Letra Financeira do Tesouro – LFT e o Tesouro IPCA+, antiga Nota do Tesouro Nacional Principal – NTN-B Principal.

Agora que você já sabe quais são os principais grupos de títulos, vamos entender mais profundamente sobre como funciona um deles, o Tesouro Prefixado.

O que é o Tesouro Prefixado

Este é um produto financeiro em que a rentabilidade é prefixada no momento da compra. Dessa forma, ao investir é possível saber exatamente qual será o valor de resgate. Uma unidade do título possui valor nominal de R$ 1.000,00 e seu preço é calculado ao descontar esse valor nominal com a taxa de juros utilizada, pela quantidade de dias úteis existentes até o vencimento.

Embora seja possível saber exatamente qual o valor de resgate no vencimento, é possível vender o título antes do vencimento. Nessa ocasião, seu valor de venda dependerá da oferta e demanda por aquele título, que está relacionado com a taxa de juros contratada e a taxa corrente no site do Tesouro Direto.

Em outras palavras, você pode ganhar mais ou menos do que a taxa contratada, em caso de venda antecipada. Por exemplo, se você contratou uma taxa de 12%, mas hoje no site do Tesouro a taxa disponível é 8%, o seu título se torna mais atrativo e mais pessoas querem seu rendimento. A demanda pelo seu título aumenta e o preço, consequentemente aumenta também. Quando isso acontece, seu rendimento será maior que o esperado, ou seja, mais que os 12%.

Como investir no Tesouro Prefixado

Agora que você já sabe como funciona a LTN, vamos à pratica:

O primeiro passo é a abertura da conta corrente em uma corretora. Atualmente, quase todas já zeraram as taxas para investimentos no Tesouro Direto. Alguns exemplos de corretoras são: XP Investimentos, Rico, Modal Mais, Clear, Inter DTVM, Órama, BTG Pactual Digital, entre outras.

Depois de aberta a conta, é hora de fazer uma TED ou DOC do seu banco para a conta corrente da corretora. Recomendo você abrir conta em bancos digitais para evitar que as taxas corroam uma parcela do seu retorno.

O próximo passo é entrar na aba de Tesouro Direto. Nela você terá acesso a todos os títulos disponíveis, suas respectivas rentabilidades, vencimentos e características.

Basta clicar no botão “Investir” no Tesouro Prefixado com o vencimento que se adequa melhor aos seus objetivos, escolher o valor que deseja investir e finalizar o investimento colocando sua assinatura eletrônica.

Quantos anos faltam até o seu milhão?

Criamos uma planilha de projeções financeiras para ajudar as pessoas a calcular quanto tempo até o milhão. Além disso, é possível saber quanto tempo seu dinheiro durará após a aposentadoria, retirando o salário mensal que você deseja.

Ou seja, se parar de trabalhar hoje, quanto tempo você consegue sobreviver com o dinheiro guardado?

Para baixar essa planilha, clique aqui!

Bons investimentos!

1 comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s